Se eu convidasse você para um grande banquete e lhe dissesse para vir com muita fome, o que você faria? Partindo do pressuposto que você aceitaria o convite, o caminho a seguir para ter fome é simples: comer pouco e, se possível, fazer mais atividades físicas durante o dia. Olha que ironia… É exatamente essa recomendação que temos escutado ao longo das últimas 5 décadas sobre emagrecimento: comer menos e se exercitar mais. Com o aumento do gasto calórico, dizem, conseguimos gerar um déficit de energia Continue lendo

Emagrecer não é difícil. Eventualmente, de um jeito ou de outro, boa parte das pessoas consegue perder peso. O problema é que, dentre essas pessoas, a maioria volta a engordar pouco tempo depois. Não é exagero: a cada mil pessoas que seguem uma dieta tradicional – de restrição calórica e redução de gordura – apenas duas conseguem manter o peso perdido por 5 anos. A maioria engorda tudo de novo ou ainda mais logo no primeiro ano. Em outras palavras: uma taxa de fracasso de 99,8%! Esse processo de emagrecer e Continue lendo

Queridinho dos bodybuilders, não muito aceito no meio acadêmico, mas com resultados convincentes, o Aeróbico em Jejum (AEJ) – ou aerobiose em jejum – é o assunto que veremos neste artigo. É uma prática controversa, mas, convenhamos, poucas questões são unânimes nas áreas da saúde e do esporte. E também não é difícil ver pessoas criando polêmica apenas para chamar atenção nas redes sociais. Nenhuma prática é boa ou ruim de maneira isolada. Qualquer método, seja de treino ou dieta, precisa de um contexto: Quem está fazendo aeróbico Continue lendo

Jejuar não é de hoje, nem sequer da ciência. Há milênios o jejum é praticado por diferentes civilizações e culturas e, em inúmeras religiões, é considerado uma prática sagrada. Sendo assim, jejum intermitente está longe de ser apenas uma estratégia alimentar, uma “modinha” ou mais uma dieta maluca para emagrecer. O ser humano sempre jejuou, seja por escolha ou por escassez de alimentos. Nosso corpo está adaptado para passar por períodos de privação de comida sem que isso seja um sofrimento ou martírio. Do ponto de vista Continue lendo

Aquilo que você faz ao acordar é determinante para o sucesso ou fracasso de todo o seu dia. Seus pensamentos, seus sentimentos em relação ao mundo, seu planejamento (ou ausência dele)… Quando você encostar a cabeça no travesseiro à noite, tudo isso será importante para dizer se o dia foi bom, produtivo e feliz, ou apenas mais um dia no calendário. E quando o assunto é alimentação saudável, sustentável e equilibrada, saber o que comer no café da manhã (e o que NÃO comer) também determinará o Continue lendo

Comer de 3 em 3 horas é uma daquelas lendas urbanas que, de tanto repetirem, acabou se tornando uma verdade absoluta. Inclusive, boa parte dos nutricionistas recomendam essa prática, também influenciados pelo senso comum (mas não só por ele). A maioria das pessoas alega que comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, diminui a compulsão alimentar, mantém a glicemia baixa, evita a perda de massa magra, entre outras bobagens. Sim, são bobagens, pois não há comprovação científica sobre nenhum desses fatos (pelo contrário!) e é Continue lendo

Ter uma alimentação saudável – em meio ao mar de informações equivocadas que recebemos hoje em dia – não é das tarefas mais fáceis. Surgem dicas de alimentação de todos os lados e a única coisa fácil é perceber que não existe um consenso, especialmente inclusive entre profissionais da saúde. O primeiro passo para mudar isso é fugir do senso comum. Já que desde a introdução das atuais diretrizes alimentares (1980) – que recomendam a redução da gordura e o aumento dos carboidratos – os índices de obesidade, diabetes tipo 2, Continue lendo