A maioria das mulheres quer ter um corpo definido e tonificado, mas quase sempre não fazem ou não sabem o que fazer para conquistar esse objetivo. Veja bem, não estou dizendo que todas as mulheres querem ser super saradas, mas ter um corpo firme, sem celulite e uma barriga sequinha é um desejo muito comum. E como se conquista um shape assim? → Bom, para ter um corpo tonificado e definido você precisa de duas coisas: Ter a musculatura desenvolvida: ou seja, tem que treinar pesado (e não começa com esse papo Continue lendo

No último artigo, você pôde entender o que é treino HIIT – High Intensity Interval Training – e por que exatamente ele auxilia no emagrecimento, assim como a musculação. Mais que isso, eu apresentei 10 razões pelas quais você deveria abandonar o aeróbico tradicional e investir em treinos intervalados de alta intensidade, caso seu objetivo seja perder gordura, manter ou aumentando a massa magra. Entre os principais motivos, estão o fato de que os treinos intensos: Aumentam a sensibilidade à insulina Acelerarem o metabolismo por até 48h Aumentam a Continue lendo

Como perder gordura? Por muito tempo, a resposta para essa fatídica pergunta consistia em: comer menos e se exercitar mais. Porém, não era qualquer exercício: se você quisesse emagrecer, diziam os “especialistas”, precisaria gastar algumas horas da vida sofrendo correndo na esteira. (ou similares) Essa ideia tem a ver com a máxima de que, para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que se consome, não importando a fonte delas. Fato que, como mostrado nos artigos anteriores, não faz sentido. Afinal, nosso corpo responde a hormônios, não a calorias. Continue lendo

Se eu convidasse você para um grande banquete e lhe dissesse para vir com muita fome, o que você faria? Partindo do pressuposto que você aceitaria o convite, o caminho a seguir para ter fome é simples: comer pouco e, se possível, fazer mais atividades físicas durante o dia. Olha que ironia… É exatamente essa recomendação que temos escutado ao longo das últimas 5 décadas sobre emagrecimento: comer menos e se exercitar mais. Com o aumento do gasto calórico, dizem, conseguimos gerar um déficit de energia Continue lendo

Emagrecer não é difícil. Eventualmente, de um jeito ou de outro, boa parte das pessoas consegue perder peso. O problema é que, dentre essas pessoas, a maioria volta a engordar pouco tempo depois. Não é exagero: a cada mil pessoas que seguem uma dieta tradicional – de restrição calórica e redução de gordura – apenas duas conseguem manter o peso perdido por 5 anos. A maioria engorda tudo de novo ou ainda mais logo no primeiro ano. Em outras palavras: uma taxa de fracasso de 99,8%! Esse processo de emagrecer e Continue lendo

Queridinho dos bodybuilders, não muito aceito no meio acadêmico, mas com resultados convincentes, o Aeróbico em Jejum (AEJ) – ou aerobiose em jejum – é o assunto que veremos neste artigo. É uma prática controversa, mas, convenhamos, poucas questões são unânimes nas áreas da saúde e do esporte. E também não é difícil ver pessoas criando polêmica apenas para chamar atenção nas redes sociais. Nenhuma prática é boa ou ruim de maneira isolada. Qualquer método, seja de treino ou dieta, precisa de um contexto: Quem está fazendo aeróbico Continue lendo

Jejuar não é de hoje, nem sequer da ciência. Há milênios o jejum é praticado por diferentes civilizações e culturas e, em inúmeras religiões, é considerado uma prática sagrada. Sendo assim, jejum intermitente está longe de ser apenas uma estratégia alimentar, uma “modinha” ou mais uma dieta maluca para emagrecer. O ser humano sempre jejuou, seja por escolha ou por escassez de alimentos. Nosso corpo está adaptado para passar por períodos de privação de comida sem que isso seja um sofrimento ou martírio. Do ponto de vista Continue lendo