Jejuar não é de hoje, nem sequer da ciência. Há milênios o jejum é praticado por diferentes civilizações e culturas e, em inúmeras religiões, é considerado uma prática sagrada. Sendo assim, jejum intermitente está longe de ser apenas uma estratégia alimentar, uma “modinha” ou mais uma dieta maluca para emagrecer. O ser humano sempre jejuou, seja por escolha ou por escassez de alimentos. Nosso corpo está adaptado para passar por períodos de privação de comida sem que isso seja um sofrimento ou martírio. Do ponto de vista Continue lendo

Aquilo que você faz ao acordar é determinante para o sucesso ou fracasso de todo o seu dia. Seus pensamentos, seus sentimentos em relação ao mundo, seu planejamento (ou ausência dele)… Quando você encostar a cabeça no travesseiro à noite, tudo isso será importante para dizer se o dia foi bom, produtivo e feliz, ou apenas mais um dia no calendário. E quando o assunto é alimentação saudável, sustentável e equilibrada, saber o que comer no café da manhã (o que NÃO comer) também determinará o sucesso Continue lendo

Comer de 3 em 3 horas é uma daquelas lendas urbanas que, de tanto repetirem, acabou se tornando uma verdade absoluta. Inclusive, boa parte dos nutricionistas recomendam essa prática, também influenciados pelo senso comum (mas não só por ele). A maioria das pessoas alega que comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, diminui a compulsão alimentar, mantém a glicemia baixa, evita a perda de massa magra, entre outras bobagens. Sim, são bobagens, pois não há comprovação científica sobre nenhum desses fatos (pelo contrário!) e é Continue lendo

Ter uma alimentação saudável – em meio ao mar de informações equivocadas que recebemos hoje em dia – não é das tarefas mais fáceis. Surgem dicas de alimentação de todos os lados e a única coisa fácil é perceber que não existe um consenso, especialmente inclusive entre profissionais da saúde. O primeiro passo para mudar isso é fugir do senso comum. Já que desde a introdução das atuais diretrizes alimentares (1980) – que recomendam a redução da gordura e o aumento dos carboidratos – os índices de obesidade, diabetes tipo 2, Continue lendo

Você já sabe que pizza, cachorro-quente, batata frita e sorvete não são amigos da sua dieta, muito menos da sua saúde. Na verdade, todo mundo já sabe disso. Porém, existem diversos alimentos que parecem saudáveis, mas que na verdade são tão ruins ou até piores que esses aí em cima. Alimentos que a indústria alimentícia tenta nos empurrar como nutritivos e benéficos, mas que na verdade estão acabando com a sua saúde, atrapalhando seus resultados e fazendo você desistir de ter uma alimentação equilibrada. Detalhe: a ideia de que Continue lendo

No Brasil, a cada 10 suplementos vendidos, 6 são a proteína do soro do leite, mais conhecida como whey protein. E o sucesso não se restringe ao nosso país, já que a venda deste suplemento movimenta milhões de dólares em todo o mundo. Tendo uma indústria milionária por trás, é de se esperar que o bombardeio de informações e o apelo comercial deste produto sejam enormes. São tantos tipos, tantas recomendações, tantos mitos, tantas informações distorcidas que realmente fica difícil saber se vale a pena tomar Continue lendo

“Gordura saturada faz mal”, “gordura saturada engorda”, “gordura saturada aumenta o colesterol”. Essas são algumas das frases que, desde crianças, ouvimos como verdades absolutas. Mas… E se tudo que você sabe sobre gorduras saturadas, colesterol e outros tipos de gordura não passasse de uma grande e gorda mentira? Por quase toda a história da humanidade, a dieta alimentar era constituída de aproximadamente 60-70% gorduras, 20% proteínas, 10-20% carboidratos. Agora, em uma ínfima parte da trajetória humana na Terra, por causa de interpretações equivocadas de estudos e influências econômicas Continue lendo